projeto chimaday

FOTOS+VÍDEO: famílias recebem doação de máscaras durante a pandemia em Santa Maria

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Já não é novidade que a máscara se tornou um item indispensável no dia a dia de todos durante a pandemia. Pensando em ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria, uma ação solidária foi realizada nas regiões Oeste e Norte neste sábado.

No começo da tarde, o grupo se reuniu na escola Augusto Rusch para organizar os kits e as doações de água e ração para serem entregues para a comunidade. A iniciativa começou em junho com os integrantes do projeto Chimaday, que desde 2017, promovem atividades ao ar livre na cidade e agora ganhou um novo parceiro: a Central Única das Favelas (CUFA).

Durante quatro horas, um caminhão de som anunciava a carreata enquanto os voluntários do projeto e das empresas parceiras distribuíam os produtos. Cada pessoa da família recebeu um kit com duas máscaras e um material com instruções para utilizar o acessório diariamente. Além disso, as família receberam água mineral e ração para os animais.

VEJA COMO FOI A AÇÃO NA TARDE DESTE SÁBADO:


Muitos moradores não sabiam da atividade e foram pegos de surpresa. É o caso do porteiro José Antônio dos Santos Quevedo, 59 anos. Ele estava em casa, de folga, ouviu o caminhão de som e foi até a calçada em frente da casa onde mora ver o que se tratava.

Na mesma rua, crianças brincavam ao ar livre e as famílias curtiam o sol que aquecia a tarde fria de inverno. Para a diarista Janaína Barbosa, 35 anos, a doação veio em boa hora.

_ Eu que estou tentando voltar ao trabalho fiquei feliz em receber. Não está fácil para ninguém, temos que nos cuidar, ter máscara e ainda condições de comprar os produtos para lavar bem e usar de novo. Eu tinha, mas uma a doação é sempre bem vinda, assim guardo o dinheiro para comprar outras coisas para dentro de casa _ disse Janaína.

Mesmo sem máscara, a dona de casa Fernanda Soares, 38 anos, recebeu o kit no portão de casa e já aproveitou para fazer uma doação de alimento.

_ Eu tinha comprado, mas ter mais em casa é melhor. Vou dar para o meu marido que trabalha fora. Já sabia da ação, então nada mais justo receber a máscara que vai me ajudar e doar um alimento para ajudar outra pessoa _ refletiu Fernanda.

Começa na segunda-feira entrega de matrícula de imóveis para moradores da Nova Santa Marta

A solidariedade se estendeu não somente pelas ruas do bairro Santa Marta, mas também pelo Bairro Alto da Boa Vista. Ainda pequeno e sem entender direito o que o coronavírus pode causar, o pequeno Luiz André de Souza Toneto, 8 anos, reservou um quilo de feijão e um quilo de massa para doar. Ele esperou na frente de casa o caminhão passar e o voluntário recolher a sacola para ajudar outras pessoas. Ele disse que não tinha máscara e em seguida recebeu um kit para dividir o acessório entre os moradores da casa.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Essa ação solidária começou no dia 2 de junho e deve entregar cerca de 20 mil máscaras para as famílias carentes de Santa Maria. 

Desde o início, a ação solidária já entregou máscaras na APAE, no Centro Social Urbano, Lar das Vovozinhas e Appecan. O grupo recebeu cerca de 20 mil itens para distribuição para a comunidade carente somente neste sábado 13 mil unidades iriam ser entregues.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Semana terá chuva, mínimas de 1ºC e chance de geada em Santa Maria

Próximo

Órgãos seguem monitorando nuvem de gafanhotos

Geral